História

Surge um Centro de Meditação Vipassana em São Paulo

A partir de uma generosa doação, a Associação Vipassana de São Paulo adquiriu no dia 19 de março de 2015 uma bela terra para a implantação do Centro de Meditação Vipassana Dhamma Saraṇa, que significa “O Refúgio do Dhamma”.

A terra fica a 45 km do centro de São Paulo, no município de Santana de Parnaíba. Apesarcasaprincipal da proximidade de uma grande cidade, o local é naturalmente protegido pela Serra do Voturuna e rodeado por áreas de preservação permanente (APPs) com vegetação nativa, o que possibilita isolamento e uma atmosfera tranquila e adequada para o ensino e aprofundamento da Meditação Vipassana, como ensinada por S.N. Goenka, na tradição de Sayagyi U Ba Khin.

A área total possui 196 hectares, sendo 149 tombados como patrimônio ambiental paisagístico do Estado de São Paulo. Os 47 restantes são formados em sua maioria por APPs com cerca de 5 hectares disponíveis para construção, além de uma área jd.sarana_03á com edificações. Essa característica natural proporciona uma grande  proteção geográfica para atividades do Centro de Meditação. Conta ainda com duas nascentes de água, um rio que corta a propriedade, um lago e duas cachoeiras.

Sem dúvida, o estabelecimento deste Centro vai acolher as gerações do presente e do futuro, proporcionando a muitas pessoas os profundos benefícios da prática da meditação Vipassana.

Associação Vipassana de São Paulo