História

Surge um Centro de Meditação Vipassana em São Paulo

A partir de uma generosa doação, a Associação Vipassana de São Paulo adquiriu no dia 19 de março de 2015 uma bela terra para a implantação do Centro de Meditação Vipassana Dhamma Saraṇa, que significa “O Refúgio do Dhamma”. O Centro foi inaugurado em março de 2016, com o primeiro curso de 10 dias para alunos antigos.

cópia de Foto-peq-2

A terra fica a 45 km do centro de São Paulo, no município de Santana de Parnaíba. Apesar da proximidade de uma grande cidade, o local é naturalmente protegido pela Serra do Voturuna e rodeado por áreas de preservação permanente (APPs) com vegetação nativa, o que possibilita isolamento e uma atmosfera tranquila e adequada para o ensino e aprofundamento da Meditação Vipassana, como ensinada por S.N. Goenka, na tradição de Sayagyi U Ba Khin.

A área total possui 196 hectares, sendo 149 tombados como patrimônio ambiental paisagístico do Estado de São Paulo. Os 47 restantes são formados em sua maioria por APPs com cerca de 5 hectares disponíveis para construção, além de uma área já com edificações. Essa característica natural proporciona uma grande  proteção geográfica para atividades do Centro de Meditação. Conta ainda com duas nascentes de água, um rio que corta a propriedade, um lago e duas cachoeiras.

Atualmente, é possível receber pessoas com mobilidade reduzida para participar dos cursos no Centro, pois há banheiros adaptados para cadeirantes.

Sem dúvida, o estabelecimento deste Centro vai acolher as gerações do presente e do futuro, proporcionando a muitas pessoas os profundos benefícios da prática da meditação Vipassana.

Associação Vipassana de São Paulo